Desta é de vez!

29-01-2019

Às vezes, sentimos que a nossa vida não tem um rumo definido, como se andássemos à deriva num mundo automático, no qual somos como máquinas, programadas para serem, não o que queremos, mas o que esse mundo quer para nós. Então, para deixarmos de nos sentir assim, temos de recuperar o controlo sobre a nossa própria vida. Isto não é algo que acontece no instante em que pensamos nisso. O que acontece no instante em que pensamos em mudar é o primeiro passo em direção ao nosso objetivo, o primeiro degrau rumo ao topo da pirâmide, a primeira palavra no discurso que definirá quem queremos ser, por quem o queremos ser, quando o queremos ser, porquê o queremos ser. É importante responder a estas perguntas para percebermos em que degrau da pirâmide estamos. Eu digo pirâmide não por ser o primeiro exemplo que me vem à cabeça, mas por fazer sentido. Imaginem: quando estamos perdidos na vida, estamos no início da pirâmide, na sua base larga, queremos, desejamos, sonhamos com muitas coisas. À medida que nos vamos aproximando do topo, a pirâmide vai ficando cada vez mais estreita, pois começamos a apercebermo-nos daquilo que realmente queremos e que é verdadeiramente importante e necessário na nossa vida. No fundo, aprendemos a ser felizes e sentirmo-nos completos com pouco.

De volta às perguntas. "Quem queremos ser?" é a pergunta que devemos fazer à pessoa do outro lado do espelho todos os dias. "Quem quero ser hoje? Em quem me quero tornar daqui a 5, 10, 20 anos? Que tipo de pessoa quero ser?". Todas estas perguntas fazem parte do nosso processo de crescimento, fazem parte da nossa pirâmide intelectual, emocional, social, profissional. Quem queremos ser irá definir aquilo a que nos vamos dedicar porque quem somos implica os nossos objetivos enquanto seres humanos, as nossas metas. O importante não é saber a 100% quem somos, mas sim saber o que fazer com aquilo que sabemos de nós próprios. "Por quem o queremos ser", esta pergunta deve servir como uma forma de incentivo ou motivação para aquilo que queremos alcançar. A primeira pessoa por quem devem querer realizar algo deve ser sempre vocês mesmos. O amor próprio é tanto ou mais importante que o amor pelos outros. Não falo de ego/egoísmo, falo de respeito pelo próprio corpo e pela mente, no fundo, amar quem somos incondicionalmente para depois sermos capazes de amar o próximo. Embora seja normal termos outras pessoas na nossa vida que nos façam querer mudar e isso é fantástico! Seja uma mãe, um pai, um amigo, um namorado, não importa quem seja desde que amem tanto essa pessoa ao ponto de quererem ser cada vez melhor por ela. Mas atenção! Não basta amar alguém para mudar por essa pessoa, é também imperativo que essa pessoa vos ame o suficiente para estar do vosso lado e vos apoiar durante a mudança que, aviso já, é das coisas mais difíceis que alguém pode experienciar. Ainda assim, quando sentirem que já não vale a pena continuar a tentar ser uma melhor pessoa, pensem na primeira pergunta.

"Quando o queremos ser?", aqui as coisas complicam um pouco. Somos humanos, alguns mais preguiçosos que outros, mas isso nunca poderá ser desculpa para não querermos mudar. "Não tenho tempo, sou muito ocupado, tenho muito em que pensar, tenho muito que fazer..."; a vida não espera por ti! Quando te aperceberes tudo à tua volta mudou e tu continuas a pessoa que nunca quiseste ser. Sê quem tu queres ser, sê quem tu mereces ser, não esperes pela vida! Por isso, o "quando" não é amanhã, não é quando der mais jeito, o "quando" é agora mesmo. Não vais mudar radicalmente a tua vida inteira em apenas um segundo, um minuto ou um dia, é óbvio que isso não faz sentido. Mas pequenas atitudes todos os dias, ao longo de uma vida, tornam-te cada vez uma pessoa melhor. Pensa. "O que é que eu posso fazer exatamente agora que me vai ajudar a subir para próximo degrau?". Não interessa o que fizeres, não interessa o quão pequena seja a atitude ou o gesto que fizeres, desde que seja honesto, bondoso, te ajude a evoluir e que seja AGORA.

Orgulha-te de ti, da tua mudança e da tua determinação. Só tu sabes o que é melhor para ti da mesma forma que só tu podes agarrar o que é melhor para ti. 

Lorena. Sim, Lorena. - Blog pessoal
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora